Ainda estamos contruindo. Aguarde. Grupo Figueira da Glete
Palacete Jorge Street

Palacete Jorge Street - Alameda Glete, 163 - Campos Elíseos - Adquirido em 1934, pelo então Interventor Armando Salles de Oliveira, para servir, inicialmente à administração da Universidade de São Paulo e posteriormente a Faculdade Filosofia Ciências e Letras. Funcionaram neste prédio os seguintes cursos da extinta FFCLUSP : História Natural, Geologia e Química. Antes da criação do curso de Geologia em 1957, neste prédio funcionaram desde 1937 os departamentos de Petrologia e Mineralogia e de Geologia e Paleontologia.

Palacete Jorge Street - sede do antigo Curso de Geologia da extinta Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Construído no final do século 19,  na  Alameda Glete, 463 - Campos Elíseos (primeiro bairro projetado de São Paulo), fazia parte de um belo conjunto arquitetônico de estilo europeu, construído na cidade de São Paulo, nos aúreos tempos da cultura do café.  O palacete, na esteira das medidas deflagradas pela reforma universitária de 1969, foi alienado pela USP,  logo após a transferência do curso de Geologia para suas novas instalações na Cidade Universitária. 

Inexplicavelmente, o palacete Jorge Street foi demolido no primeiro lustro da década de 70, para dar lugar a um estacionamento que ainda hoje ali funciona, em parte sombreado pela bela e frondosa Figueira da Glete, uma árvore protegida por lei estadual, uma das gratas e belas lembranças do velho palacete.

Nas dependências do palacete funcionaram também, por um bom tempo, mais três cursos da antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. O de História Natural e o de Química, este último, em instalações construídas pela USP na porção do terreno que se limita com a  Alameda Glete. O laboratório de Psicologia Experimental, uma das disciplinas do curso de Psicologia da mesma faculdade, a partir de 1961 também funcionou por algum tempo nos porões do palacete,  pelo menos até o ano 1968. A foto mostrada nesta página retrata uma vista do Palacete Jorge Street tomada pouco antes da importante reforma que sofreu em 1926.


Retorna a página anterior