Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960.


 Grupo Figueira da Glete

.

.

.

.

Jornal < O Brucutu > EDIÇÃO ORIGINAL
Antes de tudo, um pouco da sua História:

Veja logo abaixo, uma cópia de uma edição original do Jornal < O Brucutu >. Ela constitui uma contribuição valiosa do colega Marco Aurelio Vicalvi (Turma de 64) para o projeto de reconstituição de aspectos da história da Geologia da USP (fase Glete) que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Figueira da Glete. A edição em pauta, seguramente tem mais de 40 anos.

Historicamente, o Jornal < O Brucutu > parece testemunhar uma vontade de comunicação e expressão dos estudantes da Glete do início dos anos 60. Infelizmente, não se sabe ainda quem era o Editor Chefe desse jornal, quem o criou, e quem o editava.

Será que < O Brucutu > foi motivado por algum anseio de crítica, ou era apenas um jornal de diversão dos estudantes para os estudantes ? A falta de informações que gira em torno das origens desse tablóide, sugere ter sido um instrumento utilizado para publicação de críticas, desabafos, catarses ou sátiras sobre fatos e acontecimentos marcantes, assim como, para realizar gozações sobre  momentos da vida de alguns personagens famosos da época. O chamamento e incentivo contido numa das colocações encontradas na edição em foco:  "Amigo, aproveite. Desrecalque-se. Coloque aqui sua piada."  diz muito sobre uma das intenções e motivações do <O Brucutu > .

A construção do jornal, baseada na técnica da colagem, sugere tiragem diminuta, talvez um exemplar por edição. Segundo relatos disponíveis no momento, sua distribuição era realizada num clima de mistério, pois sem nenhum aviso, aparecia pregado na porta da Sala do Meio logo de manhã.




ATENÇÃO: Para ler o Jornal, clique nas fotos ou nos itens desejados. Foi a forma que se encontrou para facilitar sua leitura, sem que o leitor perca a noção de conjunto do  jornal.

Imagem de uma edição do Brucutu News enviada pelo colega Vicalvi da Turma de 64

Retorna